domingo, 11 de janeiro de 2009

Lagosta com batatas

Foi todo um acontecimento, comprar viva, mantê-la, cozinhar e até mesmo encontrar um acompanhamento legal... Dizem que lagosta quanto mais simples melhor para saborear o verdadeiro gosto.. Ao final acabou com final feliz.. Inenarrável!!! Os primeiros passos são os mais complicados, como por exemplo cozinhá-la ainda viva.. (coitada mas... antes ela do que eu), limpar e tirar os pulmões, estômagos e intestinos mas depois disso... tudo segue tranquilo!!!
Para a lagosta:
- Para 1/2 kilo da lagosta inteira, ferva dois litros de água com 1 dente de alho picado, duas rodelas de cebola picada, sal e pimenta moída branca por 15 minutos
- Disponha a lagosta em uma assadeira, passe manteiga com sal e deixe no forno por 10 minutos no fogo baixo... o objetivo é que a manteiga derreta e que ela esquente.. não deve dourar senão ela ficará seca.
Para o molho:
- Frite um dente de alho e 3 rodelas de cebolas
- Acrescente um copo de vinho branco e deixe evaporar
- Depois disso, junte 1/2 copo de água, uma colher de chilli picante e 3 colheres de massa de tomate
- Tempere com algumas gotinhas de limão sal e pimenta branca
- Deixe reduzir à pelo menos 1/3.
Para a batata:
- Na água para cozinhar a batata. pique 1/2 dente de alho e uma colher de cebola. Tempere com sal e tomilho
- Deixe cozinhar por 20 minutos
- Ainda que não esteja completamente cozida, coloque em uma assadeira com azeite extra-virgem e deixe dourar no forno em 150 graus por aroximadamente 30 minutos ou até que fiquem douradas.

Monte o prato com as batatas, a lagosta e o molho... A maioria das lagostas possuem umas ovas que podem ser usadas para decorar ou até comer se gostar de caviar!

4 comentários:

Anselmo disse...

vixe... eu quero

Thais Fornicola disse...

Opa... só marcar a data de chegada que preparamos pra vcs!!!

Anônimo disse...

Thais querida...estamos aqui em JUQUEI...Sua prima Mara, Joice,tia tute, Tia Isa, (cozinheiras de mão cheia) Tia Lala, Carol, Júnior, Pedro Paulo, Davi, João Vitor, sua mãe e seu pai (finalmente em férias...)...estamos vendo essas delícias aqui no blog e fazendo outras aqui...Tia Tute pede uma indicação para fazermos /aqui...qual sua recomendação....?? Te amamos muito e estamos com muitas saudades...beijos e seja feliz

Anônimo disse...

Oi familia.. Que saudades!!! Sugiro oI Guashimi full e a moqueca!!! Hummnmm beijiooo